quarta-feira, 25 de março de 2009

Anunciação do Senhor


Hoje, dia 25 de Março é Festa da Anunciação do Senhor. Analisando o evangelho deste dia tirado de Lucas 1, 26-38 podemos perceber três coisas importantes para um Anunciador da Misericórdia.
Primeira: Um Anunciador nunca é enviado em nome próprio, mas é enviado em nome de um outro, assim como o Anjo Gabriel não foi enviado em n0me próprio, mas em nome de Deus. Ele é portador, mensageiro de um outro. De fato, o Anunciador é enviado por Jesus quando este disse: "Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as pessoas" (Mc 16,15). Desta forma, o Anunciador da Misericórdia é portador da mensagem da Misericórdia dirigida a todas as pessoas.
Segundo: O Anunciador é enviado a outra pessoa, como Gabriel foi enviado a Virgem Maria. Ele tem uma mensagem da parte de Deus a comunicar ao outro. Este outro poderá acolher ou não a mensagem: Maria acolheu a mensagem e por isso nela Jesus pode se encarnar. Só quando o outro acolhe a mensagem, Deus pode se tornar carne nele.
Terceiro: "Paulo planta, Apolo rega, mas quem faz crescer é Deus" (1Cor 3, 6). O Anunciador anuncia a mensagem da Misericórdia, e, se o outro acolhe quem faz crescer aquilo que foi anunciado é o Espírito Santo: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra" (Lc 1,35). É o Espírito Santo quem converte as pessoas, quem toca os corações, quem faz o fruto acontecer. Se formos sábios, saberemos pedir ao Espírito Santo antes do anúncio acontecer que ele passe à frente, que ele visite os corações a quem deveremos anunciar a Misericórdia, que ele remova qualquer obstáculo que possa impedir da mensagem anunciada ser acolhida. Então, poderemos ver o Espírito Santo realizar a obra na vida daquela pessoa.
Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário